PALAVRA VIVA!!!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

DO TIGRE AO LEÃO DE JUDÁ


No início deste ano, um importante administrador da organização em que trabalho iniciou os trabalhos da primeira reunião do ano trazendo a informação de que o ano de 2010 é o ano do tigre no horóscopo chinês. Este grande empreendedor que tinha a palavra naquele momento destacou algumas características do tigre e da importância e expectativa que podíamos ter por estarmos vivendo o ano do tigre. É claro que, como cristã que sou, não assumi esta “filosofia chinesa” como norte para a minha prática. Sou consciente da necessidade de ouvir as pessoas sempre com alguns filtros, e um deles é o da minha confissão de fé. Por respeitar o administrador que estava falando, “peneirei” e extraí o que podia aproveitar para o meu exercício profissional. Não faltou conteúdo em relação à gestão de recursos e outras informações relevantes que foram trazidas pelo empreendedor que dirigia a reunião naquele momento. Assim, deve portar-se um cristão : aprender a ouvir, ouvir com atenção para o que se pode aprender e aplicar em nossa prática tudo que é valioso. Lembrando que podemos aprender com todas as pessoas todos os dias. Sempre! Após a reunião, durante o cafezinho, não ouvi ninguém expressando seu desagrado pela exposição da “filosofia chinesa” ter sido feita na reunião. Creio que todos compreenderam a importância de usar seus “filtros” e trazer para si o que realmente interessa e com que concorda. Não percebi estranhamento nenhum acerca do “ano do tigre” e suas implicações.

O mesmo não ocorreu em outro momento, poucos dias depois, quando outro importante administrador usou o exemplo do Mestre dos Mestres – o Senhor Jesus Cristo – como maior autoridade em como lidar com a liderança em meio às adversidades. Algumas pessoas indignaram-se de ele ter sido – com ênfase e muitos exemplos da Palavra de Deus – usado como exemplo para o exercício da liderança. Lamentável ! Não sabem estes que os chineses podem até eleger este ano como o “ano do tigre”, porém TODOS OS ANOS são do LEÃO DE JUDÁ hoje e para sempre !!!! Quantos anos ainda teremos que viver assistindo a este tipo de reação ? Aguardo ansiosamente o dia em que o LEÃO DE JUDÁ seja eleito por todos os grandes administradores como seu maior e único MESTRE.

Jesus é o LEÃO da tribo de Judá. O leão é um animal forte e dominador, que representa o poder real (Provérbios 30:30). É citado muitas vezes na Bíblia para representar o poder destrutivo que despedaça o inimigo (Salmo 7:2; 22:13; Jeremias 4:7; etc.). Representa a coragem daquele que não desiste quando ameaçado (Provérbios 28:1). Não há dúvida de que Jesus, descendente legítimo de Davi, é o Leão de Judá.

A Raiz de Davi - As imagens de poder e realeza envolvem a linhagem real de Davi. Isaías 11 profetiza sobre o renovo, ou rebento, que surge das raízes de Jessé, pai de Davi. É uma profecia importante sobre o rei messiânico, cumprida em Jesus e confirmada por esta citação no Apocalipse. Paulo aplica a mesma profecia de Isaías a Jesus (Romanos 15:8-13). No Apocalipse, Jesus mesmo afirma ser esta Raiz (22:16).

Venceu para abrir o livro e os seus sete selos - O que destaca Jesus de todos os outros, no céu e na terra, é a sua vitória. Ele é digno porque ele venceu. Seria impossível exagerar o valor do sacrifício de Jesus ou o tamanho da vitória na sua vida, morte e ressurreição (João 16:33; 1 Coríntios 15:57). O fato de Jesus ter sido o único que, na carne, já venceu o inimigo por sua própria justiça o deixa exclusivamente qualificado – digno – de abrir o livro.

O leão é admirável por sua força, ferocidade e aparência de rei. O cordeiro é admirável por sua mansidão e por fornecer lã para nossas roupas, com a humildade de um servo. O mais admirável de tudo, porém, é um cordeiro semelhante a um leão e um leão semelhante a um cordeiro. Isto torna Cristo glorioso!

Admiramos Cristo por sua transcendência, mas o admiramos mais ainda porque a transcendência de sua grandeza se mistura com submissão a Deus. Maravilhamo-nos nele porque sua justiça inflexível é temperada com misericórdia. Sua majestade é adoçada com meiguice. Apesar de igualar-se a Deus, ele tem uma profunda reverência por Deus. Apesar de ser digno de tudo o que é bom, ele foi paciente para sofrer o que é mau. Seu domínio soberano sobre o mundo foi revestido de um espírito de obediência e submissão. Ele confundiu os orgulhosos escribas com sua sabedoria, mas foi simples a ponto de ser amado pelas crianças. Ele acalmou a tempestade com uma só palavra, mas não destruiu com um raio os samaritanos, nem fugiu do martírio da cruz.

A glória de Cristo não é fácil de ser compreendida. É um conjunto de qualidades extremamente diversificadas em uma só pessoa. Vemos isto no Novo Testamento, no livro de Apocalipse: “… Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”. Eis o Cristo triunfante, semelhante a um leão, pronto para abrir o livro da história.

Não haverá tigres – ou qualquer outra espécie – que possa ofuscar a força, a grandeza e a eternidade do LEÃO DE JUDÁ! Glória a Deus pelo Seu Filho Amado!!!!

Serva de Deus – Vívia D.T.Runze


Um comentário:

  1. Certamente as coisas espirituais se discernem espiritualmente, e a mente do homem não é capaz de decifrar (ou aceitar)este mistério: DEUS-HOMEM_JESUS.
    Quem sabe o por quê da indiganção?
    Imagem de um Jesus derrotado, na cruz? Imagem de um Jesus da religião? Hipocrisia?
    Paciência.
    Um beijão
    Jorge Paulo

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante.